REGULAMENTO DE VALORANT
Aqui está o Regulamento atualizado do Torneio, com as regras e funcionamento.
DO CAMPEONATO:
Art. 1º - A diretoria do campeonato, na qualidade de organizadora, detém todos os direitos relacionados à competição, sendo a responsável pela aplicação deste regulamento, bem como por elaborar, alterar e dar cumprimento à tabela de jogos, datas e horários previamente definidos que pode haver alterações ao longo do campeonato. §1º: O processo de participação é por meio de uma inscrição gratuita. §2º: Todas as irregularidades e infrações cometidas pelas equipes no decorrer do campeonato poderão interferir na participação delas nas edições.
FORMATO DO TORNEIO:
Art. 2º - As partidas da fase de grupos serão disputadas na modalidade melhor de 01 (MD1). Art. 3º - Na fase de mata-mata as partidas serão disputadas na modalidade melhor de 03 (MD3). Art. 4º - As 32 equipes registradas serão distribuídas em 8 grupos com 4 times cada. Os dois melhores colocados de cada grupo garantem a vaga na fase de final (mata-mata). Art. 5º - Os confrontos da segunda fase serão definidos por chaveamento e disputados em partida de melhor de 03 (MD3). Dando início nas oitavas de final, avançando para as quartas de final, semifinal e final. Os times que perderem a semifinal, disputam o 3º lugar. Os times que vencerem a semifinal disputam a grande FINAL.
I- Imagem ilustrativa do chaveamento da fase final:

HORÁRIO DOS JOGOS:
Art. 6º - Os jogos serão disputados seguindo os seguintes horários, podendo sofrer alteração mediante aviso prévio da organização: I- FASE DE GRUPOS: Aos sábados (VALORANT) e domingos (LEAGUE OF LEGENDS), com início da 1ª partida às 09h00, e com o fim das partidas até às 23h00. Dos dias 15/06/2024 até 07/07/2024; II- OITAVAS E QUARTAS DE FINAL: Aos sábados (VALORANT) e domingos (LEAGUE OF LEGENDS), com início da 1ª partida às 09h00, e com o fim das partidas até às 23h00. Dos dias 13/07/2024 até 28/07/2024. III- SEMIFINAIS: Serão realizadas as duas modalidades no dia 03/08/2024 (Sábado), das 09h00 às 23h00. IV- FINAL e DISPUTA DE 3º LUGAR: Serão realizadas as duas modalidades no dia 04/08/2024 (Domingo), das 09h00 às 23h00.
IDADE DO JOGADOR:
Art. 7º - A idade dos jogadores é LIVRE. Parágrafo único: Caso o jogador seja menor de idade, deverá indicar um responsável.
TAMANHO DAS EQUIPES:
Art. 8º - Cada time deve ter 05 (CINCO) integrantes oficiais e opcionalmente um substituto. Cada jogador só poderá estar inscrito em um único time. §1º: Os times que não inscreveram nenhum reserva, poderão acrescentá-los até o fim da fase de grupos. §2º: Não poderá ser realizada a inclusão ou alteração de jogadores durante o campeonato, salvo exceção do §1º.
PARTICIPAÇÃO MÚLTIPLA DOS JOGADORES:
Art. 9º - Um jogador só pode ser inscrito em uma equipe, por modalidade, durante todo o torneio. Não é permitido que um participante individual se inscreva no torneio em diferentes equipes ou que o participante use mais de uma conta para participar em outras equipes. §1º: É permitido que o jogador se inscreva nas duas modalidades do campeonato, (VALORANT e LEAGUE OF LEGENDS), desde que esteja em apenas um time por modalidade. §2º: Se detectado, o participante e a equipe serão desclassificadas imediatamente juntamente com as equipes envolvidas, podendo surgir punições para as demais etapas.
MAPAS:
Art. 10º - O mapa Summoner’s Rift será utilizado para a disputa do torneio.
SISTEMA DE BANIMENTO DE MAPAS:
Art. 11º - O sistema de banimento de mapas ocorrerá antes dos jogos, com os capitães de cada equipe fazendo as escolhas.
-
Bind
-
Split
-
Ascent
-
Icebox
-
Breeze
-
Sunset
-
Lotus
Na fase de grupos: A escolha do mapa será no processo de banimento alternado. As equipes eliminaram gradualmente os mapas até que reste apenas um, mapa este que será o campo de batalha da partida. Na fase mata-mata:
-
- Banimento equipe 1
-
- Banimento equipe 2
-
- Escolha equipe 1
-
- Escolha equipe 2
-
- Banimento equipe 1
-
- Banimento equipe 2
-
- Mapa restante escolhido para caso aconteça o terceiro jogo
TEMPO DE ESPERA:
Art. 12º - Caso ocorra atraso ou ausência de jogadores no horário previsto em nosso site, a vitória por W.O. será concedida à equipe adversária presente.
FAIR PLAY:
Art. 13º - Qualquer comportamento que não esteja alinhado com o fair play será rigorosamente rejeitado. Jogadores e equipes são obrigados a demonstrar respeito para com seus oponentes, árbitros e espectadores.
USO DE BUGS E CHEATS:
Art. 14º - Não será tolerado nenhum uso de bugs, hacks ou programas de auxílio externo ao jogo. Equipes ou jogadores flagrados utilizando esses meios serão desqualificados.
TRANSMISSÃO AO VIVO:
Art. 15º - As partidas poderão ser transmitidas ao vivo pelos organizadores, em multiplataforma.
SUBSTITUIÇÕES E RESERVAS:
Art. 16º - Cada equipe tem permissão para realizar substituições entre os mapas, no entanto, é estritamente proibida a entrada de jogadores após o início do mapa.
PRÊMIOS E RECONHECIMENTO:
Art. 17º - Prêmios serão concedidos e divulgadores pelos organizadores. - Haverá prêmios para a equipe vencedora, jogadores destaque (MVP), entre outros.
PROTESTOS E RECLAMAÇÕES:
Art. 18º - Protestos devem ser formalizados imediatamente após o término da partida e serão minuciosamente revisados pelos organizadores do evento.
CÓDIGO DE CONDUTA:
Art. 19º - Jogadores e equipes devem seguir o código de conduta estabelecido pelos organizadores. Art. 20º - Comportamento antiético, linguagem ofensiva ou desrespeitosa resultará em penalidades.
PAUSAS
Art. 21º - Além do tempo de pausa alocado para cada partida, somente o capitão da equipe pode pausar o jogo com supervisão de um oficial do torneio: I. Pausa supervisionada: Os oficiais podem pausar a partida quando quiserem. II. Pausa da equipe: Cada equipe tem direito a 10 minutos de pausa por partida, que poderão usar nas seguintes situações: a. Desconexão acidental. b. Hardware ou software com defeito (ex.: monitor apagado, periféricos desabilitados, erros no jogo) c. Problemas físicos que atrapalhem o jogador (ex.: cadeira quebrada). Em situações extraordinárias, o capitão da equipe pode solicitar aos organizadores mais tempo de pausa depois que os 10 minutos tiverem expirado. Neste caso, a equipe deve alertar o organizador e continuar jogando até que a decisão seja tomada. Caso seja determinado que a pausa adicional não será concedida, a equipe continuará jogando da maneira que puder. III. Retomada da partida: A equipe que pausar o jogo só poderá retomar a partida com autorização de um oficial. IV. Pausas não autorizadas: Se um jogador pausar a partida sem permissão ou não retomá-la após a ordem oficial, ele estará sujeito a penalidades, em conformidade com as regras do torneio. Parágrafo único: Será permitido aos jogadores da mesma equipe se comunicarem durante os períodos de pausa do jogo.
ABANDONO DO TORNEIO:
Art. 22º - Quando uma equipe opta por abandonar o torneio, é fundamental que notifique oficialmente aos responsáveis que não mais deseja participar da competição. As equipes podem comunicar sua decisão aos organizadores a qualquer momento durante o evento.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE (FASE DE GRUPOS)
Art. 23º - Em caso de empate entre equipes, a sequência para aplicação de critério de desempate é a seguinte: I. Primeiro critério de desempate: Ausência de derrota por W. O; II. Segundo critério de desempate: Menor média de tempo em vitórias na fase de grupos; III. Terceiro critério de desempate: confronto direto;
EQUIPAMENTOS:
Art. 24º - Será permitido o uso de equipamento próprio: periféricos. É necessária a presença de, pelo menos, um dos organizadores, para que seja feita a retirada e instalação dos periféricos. §1º: O jogador poderá usar os equipamentos providenciados pela organização do evento. §2º: Os times deverão estar presentes no local com 30 minutos de antecedência do início da partida, para ajustar seus equipamentos e acessar suas contas, garantindo que a partida comece no horário programado pela organização do campeonato.
PONTUALIDADE NO CHECK-IN:
Art. 25º - Os times devem estar presentes no local com 30 minutos de antecedência, do início da partida, para realizar o check-in. §1º: O participante deverá estar com o documento de identidade em mãos, ou por foto, para a realização do check-in; §2º: A organização colocará uma pulseira no braço dos participantes, para identificar aqueles que realizaram o check-in. §3º: O jogador deverá permanecer com a pulseira de identificação até o fim do dia, não sendo necessário novo check-in, salvo se não estiver com a pulseira.
PENALIDADE E PROIBIÇÕES:
Art. 26º - Caso qualquer uma dessas proibições seja violada, a equipe poderá ser punida com a perda da premiação e outras penalidades, a julgamento dos coordenadores. - É proibido jogar com a mesma conta em mais de 1 (UM) time, na mesma modalidade; - Entrar com bebidas e comidas na arena onde será realizada a partida. Poderá entrar com bebida apenas com autorização da organização e tendo que deixar a bebida no chão. - Ofender a equipe adversária; - Ofender os organizadores do evento; - Uso de qualquer programa malicioso; - Deixar o oponente vencer uma partida intencionalmente. - Usar aparelho celular durante qualquer partida, resultando em advertência, seguida de penalidade aplicada pelo juiz da partida; - Abrir qualquer outro programa que não seja Discord, TeamSpeak ou o jogo; - Minimizar a tela do jogo enquanto a partida está em andamento, salvo permissão da organização.
Art. 27º - Além do tempo de pausa alocado para cada partida, somente o capitão da equipe pode pausar o jogo com supervisão de um oficial do torneio. 1. Advertência: Aviso oficial e registrado que o jogador da equipe cometeu uma infração leve. 2. Partida perdida: Infrações graves podem ser penalizadas com a derrota da partida em curso. 3. Desqualificação: Infrações mais graves ainda podem levar a equipe a ser desqualificada do torneio. As equipes desqualificadas do torneio renunciam a quaisquer prêmios que ainda não tiverem recebido, a menos que a desqualificação seja resultado de uma série de penalidades progressivas ao longo do torneio. Em alguns casos, poderá ocorrer a desqualificação de apenas um jogador da equipe, em vez da equipe inteira. Geralmente, isto acontece quando o jogador comete uma infração severa de comportamento antidesportivo. Neste caso, a equipe poderá continuar no torneio caso tenha um jogador reserva disponível.
COMPETÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO:
Art. 28º - Cabe à organização do campeonato: 1. - Coordenar as competições, adotando e aplicando todas as providências de ordem administrativa e técnica necessárias para a realização; 2. Elaborar e cumprir os regulamentos e tabelas das competições; 3. Designar data, horário e local das partidas, promovendo alterações quando necessário;
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 29º - Os casos omissos e de interpretação deste Regulamento serão deliberados pela organização do evento.
REALIZAÇÃO
