DO CAMPEONATO:
Art. 01º - A diretoria do campeonato, na qualidade de organizadora, detém todos os direitos relacionados à competição, sendo a responsável pela aplicação deste regulamento, bem como por elaborar, alterar e dar cumprimento à tabela de jogos, datas e horários previamente definidos que podem haver alterações ao longo do campeonato. §1º: O processo de participação é por seleção das escolas públicas do Estado de Mato Grosso. §2º: Todas as irregularidades e infrações cometidas pelas equipes no decorrer do campeonato poderão interferir na participação delas nas edições.
FORMATO DO TORNEIO:
Art. 02º - O torneio será realizado no modo de mata-mata e as partidas serão disputadas na modalidade melhor de 03 (MD3). Art. 03º - Fases do torneio:
I. Fase de Pré-Classificação:
- Sorteio de 8 times para jogarem entre si em uma fase preliminar.
- Os 4 vencedores dessas partidas se classificam para as oitavas de final.
- Os outros 12 times que não participaram da fase preliminar se classificam automaticamente para as oitavas de final.
II. Oitavas de Final:
Formato: 16 equipes se enfrentam em partidas eliminatórias.
Partidas: Cada equipe joga contra outra em um confronto único. A equipe que vencer duas partidas avança para a próxima fase.
Classificação: 8 vencedores avançam para a próxima fase.
III. Quartas de Final:
Formato: 8 equipes restantes.
Partidas: Cada time se enfrenta em um único jogo. A equipe que ganhar duas partidas avança para a próxima etapa.
Classificação: 4 vencedores avançam para a próxima fase.
IV. Semifinais:
Formato: 4 equipes classificadas.
Partidas: Confrontos diretos para determinar os finalistas.
Classificação: As duas equipes vencedoras avançam para a final. Os dois times perdedores desta fase disputarão uma partida adicional para determinar o terceiro lugar.
V. Terceira Colocação:
Formato: Confronto entre as duas equipes que perderam nas semifinais.
Partidas: Onde o campeão será definido o terceiro colocado da competição, será disputada em um único jogo no formato MD3.
Classificação: A equipe vencedora da partida fica com a terceira colocação.
VI. Final:
Formato: 2 equipes finalistas.
Partidas: A última fase, onde o vencedor é decidido. Será realizada em único jogo no formato MD3, e a equipe que ganhar duas partidas vence a 2ª Edição do E-Gamers MT - Etapa Estudantil.
Classificação: A equipe que vencer a final é declarada campeã.
HORÁRIO DOS JOGOS:
Art. 04º - A definição dos jogos ficará a cargo da organização do evento, que comunicará as informações pertinentes nos grupos de WhatsApp e no site oficial (egamersmt.com.br), os quais serão criados especificamente para facilitar a comunicação entre os participantes/capitães de cada colégio.
TAMANHO DAS EQUIPES:
Art. 05º - Cada time deve ter 05 (CINCO) integrantes oficiais e opcionalmente dois substitutos, que poderão ser inscritos até o início dos jogos. §1º: Cada jogador só poderá estar inscrito em um único time. §2º: Poderá ser realizada a inclusão ou alteração de jogadores durante o campeonato, em situações excepcionais relacionados à impossibilidade do jogador participar do campeonato, que será avaliada pela organização do evento.
PARTICIPAÇÃO MÚLTIPLA DOS JOGADORES:
Art. 06º - Um jogador só pode ser inscrito em uma equipe, por modalidade, durante todo o torneio. Não é permitido que um participante individual se inscreva no torneio em diferentes equipes ou que o participante use mais de uma conta para participar em outras equipes. §1º: É permitido que o jogador se inscreva nas duas modalidades do campeonato (VALORANT e LEAGUE OF LEGENDS), desde que esteja em apenas um time por modalidade. §2º: Se detectado, o participante e a equipe serão desclassificadas imediatamente juntamente com as equipes envolvidas, podendo surgir punições para as demais etapas.
MAPAS:
Art. 07º - O mapa Summoner’s Rift será utilizado para a disputa do torneio.
TEMPO DE ESPERA:
Art. 08º - Em caso de atraso ou ausência de jogadores, será concedido um prazo de tolerância de 15 (quinze) minutos contados a partir do horário previsto no site. Se a equipe não estiver completa com 05 (cinco) jogadores ou não comparecer dentro desse período, a equipe adversária presente será considerada vencedora da primeira partida. Caso o atraso ou ausência persista por mais 15 (quinze) minutos, será declarada a vitória por W.O à equipe adversária presente.
FAIR PLAY:
Art. 09º - Qualquer comportamento que não esteja alinhado com o fair play será rigorosamente rejeitado. Jogadores e equipes são obrigados a demonstrar respeito para com seus oponentes, árbitros e espectadores.
USO DE BUGS E CHEATS:
Art. 10º - Não será tolerado nenhum uso de bugs, hacks ou programas de auxílio externo ao jogo. Equipes ou jogadores flagrados utilizando esses meios serão desqualificados.
TRANSMISSÃO AO VIVO:
Art. 11º - As partidas poderão ser transmitidas ao vivo pelos organizadores, em multiplataforma.
SUBSTITUIÇÕES E RESERVAS:
Art. 12º - Cada equipe tem permissão para realizar substituições entre os mapas, no entanto, é estritamente proibida a entrada de jogadores após o início do mapa.
PRÊMIOS E RECONHECIMENTO:
Art. 13º - Prêmios serão concedidos e divulgados pelos organizadores. - Haverá prêmios para a equipe vencedora, jogadores destaque (MVP), entre outros.
PROTESTOS E RECLAMAÇÕES:
Art. 14º - Protestos devem ser formalizados imediatamente após o término da partida e serão minuciosamente revisados pelos organizadores do evento.
CÓDIGO DE CONDUTA:
Art. 15º - Jogadores e equipes devem seguir o código de conduta estabelecido pelos organizadores. Art. 16º - Comportamento antiético, linguagem ofensiva ou desrespeitosa resultará em penalidades.
PAUSAS:
Art. 17º - Além do tempo de pausa alocado para cada partida, somente o capitão da equipe pode pausar o jogo com supervisão de um oficial do torneio. I. Pausa supervisionada: Os oficiais podem pausar a partida quando quiserem. II. Pausa da equipe: Cada equipe tem direito a 10 minutos de pausa por partida, que poderão usar em situações como desconexão acidental, defeitos de hardware ou software, ou problemas físicos que atrapalhem o jogador (ex.: cadeira quebrada). III. Retomada da partida: A equipe que pausar o jogo só poderá retomar a partida com autorização de um oficial. IV. Pausas não autorizadas: Se um jogador pausar a partida sem permissão ou não retomá-la após a ordem oficial, ele estará sujeito a penalidades, conforme as regras do torneio. Parágrafo único: Será permitido aos jogadores da mesma equipe se comunicarem durante os períodos de pausa do jogo.
ABANDONO DO TORNEIO:
Art. 18º - Quando uma equipe opta por abandonar o torneio, é fundamental que notifique oficialmente aos responsáveis que não mais deseja participar da competição. As equipes podem comunicar sua decisão aos organizadores a qualquer momento durante o evento.
EQUIPAMENTOS:
Art. 19º - Será permitido o uso de equipamento próprio: periféricos. É necessária a presença de, pelo menos, um dos organizadores, para que seja feita a retirada e instalação dos periféricos. §1º: O jogador poderá usar os equipamentos providenciados pela organização do evento. §2º: Os times deverão estar presentes no local com 30 minutos de antecedência do início da partida, para ajustar seus equipamentos e acessar suas contas, garantindo que a partida comece no horário programado pela organização do campeonato.
PONTUALIDADE NO CHECK-IN:
Art. 20º - Os times devem estar presentes no local com 30 minutos de antecedência, do início da partida, para realizar o check-in. §1º: O participante deverá estar com o documento de identidade em mãos, ou por foto, para a realização do check-in; §2º: A organização colocará uma pulseira no braço dos participantes, para identificar aqueles que realizaram o check-in. §3º: O jogador deverá permanecer com a pulseira de identificação até o fim do dia, não sendo necessário novo check-in, salvo se não estiver com a pulseira.
PENALIDADE E PROIBIÇÕES:
Art. 21º - Caso qualquer uma dessas proibições seja violada, a equipe poderá ser punida com a perda da premiação e outras penalidades, a julgamento dos coordenadores. - É proibido jogar com a mesma conta em mais de 1 (UM) time, na mesma modalidade; - Entrar com bebidas e comidas na arena onde será realizada a partida. Poderá entrar com bebida apenas com autorização da organização e tendo que deixar a bebida no chão. - Ofender a equipe adversária; - Ofender os organizadores do evento; - Uso de qualquer programa malicioso; - Deixar o oponente vencer uma partida intencionalmente. - Usar aparelho celular durante qualquer partida, resultando em advertência, seguida de penalidade aplicada pelo juiz da partida; - Abrir qualquer outro programa que não seja discord e o jogo; - Minimizar a tela do jogo enquanto a partida está em andamento, salvo permissão da organização.
Art. 22º - Além do tempo de pausa alocado para cada partida, somente o capitão da equipe pode pausar o jogo com supervisão de um oficial do torneio. 1. Advertência: Aviso oficial e registrado que o jogador da equipe cometeu uma infração leve. 2. Partida perdida: Infrações graves podem ser penalizadas com a derrota da partida em curso. 3. Desqualificação: Infrações mais graves ainda podem levar a equipe a ser desqualificada do torneio. As equipes desqualificadas do torneio renunciam a quaisquer prêmios que ainda não tiverem recebido, a menos que a desqualificação seja resultado de uma série de penalidades progressivas ao longo do torneio. Em alguns casos, poderá ocorrer a desqualificação de apenas um jogador da equipe, em vez da equipe inteira. Geralmente, isto acontece quando o jogador comete uma infração severa de comportamento antidesportivo. Neste caso, a equipe poderá continuar no torneio caso tenha um jogador reserva disponível.
COMPETÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO:
Art. 23º - Cabe à organização do campeonato: 1. - Coordenar as competições, adotando e aplicando todas as providências de ordem administrativa e técnica necessárias para a realização; 2. - Elaborar e cumprir os regulamentos e tabelas das competições; 3. - Designar data, horário e local das partidas, promovendo alterações quando necessário;
DISPOSIÇÕES FINAIS:
Art. 24º - Os casos omissos e de interpretação deste Regulamento serão deliberados pela organização do evento.